Quando falamos em passar lua de mel em uma das capitais mais charmosas da Europa, não podemos dizer que existe um roteiro certo ou errado. É claro, alguns cartões postais são quase que obrigatórios, mas quando se fala em Paris o que tem de mais delicioso é curtir a graça, beleza e encanto da cidade do amor.
Ahhh e não fiquem paranóicos com tudo o que vão indicar para conhecer, afinal vocês estão em lua de mel e o intuito é namorar e não "completar um álbum de figurinhas"
E para vocês aproveitarem melhor a viagem, pedimos para nossa amiga Fabi Melo, recém chegada de viagem, para nos dar algumas dicas de como aproveitar melhor esse momento tão especial.
Como se virar em Paris???
1) A rede de metrô é super prática, vocês podem comprar os tickets no guichê ou nas máquinas, esses tickets valem por todo o dia tanto para as linhas de metrô quanto para as linhas de ônibus. Não se esqueçam de pegar um mapa, pois a rede é enorme e leva tempo para decorar todas as estações.
2) Ao contrário do que o povo fala, os franceses não são grossos. São super solícitos. Se vocês se viram no estilo "índio" em francês, e os cidadãos perceberem a boa vontade em se fazerem entender, até falam em inglês, mas esperem que eles tomem a iniciativa.
Mas se assim como eu, vocês são daqueles que não sabem nenhuma palavra além de "abajur", aconselho que comprem um livrinho de Francês para " Dummies", que contem frases prontas para usar em restaurantes, hotel, compras etc. É baratinho e vale a diversão de tentar se comunicar.
3) Todos os pontos turísticos que vocês quiserem visitar sem ter que morrer de esperar em filas, cheguem CEDO. Se possível uma horas antes da abertura, que em geral é as 9h00. Principalmente no museu do Louvre e na Torre Eiffel.
4) Ainda sobre transporte, use táxi se REALMENTE precisar. Pois eles têm MUITOS problemas com taxistas que se envolvem em acidentes. Isso mesmo, A-C-I-D-E-N-T-E-S. Optem por andar e utilizar os transportes públicos, ainda mais com o ticket ilimitado do dia.
5) Diferente de outras cidades européias, os pontos turísticos em Paris ficam espalhados em diferentes bairros, então seria interessante traçar um roteiro do que querem visitar em cada bairro para não ficarem cruzando a cidade o tempo todo.
6) O blog da Lelê Saddi sempre tem novidades e dicas bacanas do que está acontecendo na cidade. Vale à pena dar uma olhada em shows e exposições que possam estar acontecendo durante a viagem.
7) Tudo lá é 220V e se for aquela tomada com os pinos chatinhos, vocês vão precisar de um adaptador. No mercado é fácil de encontrar.
8) Alugar uma bicicleta (Velib) para passear nas belas ruas de Paris também pode ser um passeio bem romântico, principalmente na primavera (meados do mês de abril)
Onde Ficar?
1) Como a cidade é antiga, a maioria dos hotéis são adaptados ( para preservar a arquitetura dos prédios) então os que dizem ser 4 estrelas lá, para nós aqui seriam 3.
2) Fiquem atentos se o hotel oferece café da manhã, e se esse serviço está incluso no que vocês contrataram.
3) Se o casal for mais econômico e descolado, pode procurar por albergues. Na Europa são muito comuns e costumam ser bem limpinhos. A maioria costuma ter pelo menos 1 ou 2 quartos unitários (aquele que você não precisa dividir com estranhos) com cama de casal e tudo. Essa é uma opção bem barata.
4) Agora se vocês procuram uma coisa com um estilo mais Resort, tipo americano, a melhores opções são os Novotel, e os " Ins" da vida....
Onde comer???
1) Se vocês fizerem MUITA questão de comer em restaurantes, ok. Mas existem algumas opções bem divertidas. Os Monoprix (Supermercados) têm setores de saladas, lanches, etc que você pode pegar, pagar e sentar no próprio mercado para comer. Pode parecer estranho, mas é uma boa oportunidade para conhecer o cotidiano francês além de comprarem comidinhas e diversidades que não são encontradas no Brasil.
Com essa opção vocês se alimentam bem e pagam pouco.
2) Além dos Monoprix, alguns bistrôs tem menu executivo, tipo entrada + prato principal+ sobremesa por 16 euros. E não pensem que são lugares meia boca não.... Existem alguns bem descolados na Champs Elyseé que cobram isso.
3) Agora se vocês estão procurando algo bacana, vale a pena conhecer o Les Ombres na Torre Eiffel, e o Jules Verne, também na torre. Lá vocês vão torrar uns 200 euros por pessoa.
Vale a pena comer....
- Café de La Paix (não deixem de comer o Mil Folhas... um delicia)
- Crep Au P´tit Grec (66 Rue Mouffetard- Estação Place Monge) - uma tradição francesa
- Sorveteria Amorino (vubindo a rua do crep tem uma)
- Le Procope, restaurante clássico que parece não ser muito caro fica na :13 rue de lÁncienne Comédie (http://www.procope.com/)
- Um outro lugar bom para comer fica na Ille Saint- Louis, chama La Lutetia e fica em frente à ponte Louis Phillipe. Se você for ao final da tarde pode sentar do lafo de fora e ver as luzes do Rio Sena acendendo! Nessa ilha também tem o super clássico sorvete da Berthillon (31 Rue St. Louis en Líle), que vale a pena provar!!!
Sorvete Amorino |
Crep Au P´tit Grec |
Dinheiro ou Cartão???
1) Se você quiser levar o Visa Money Card não tem nenhum problema, mas já ouvi dizer que muitas pessoas tiveram problemas, já que muitos lugares não aceitam essa forma de pagamento. Então é mais garantido utilizar seu cartão de crédito internacional ou mesmo dinheiro que é sempre seguro e necessário para uma emergência
2) Muitas Lojas quando você passa o cartão de crédito, já tem opção de pagar em euro ou converter para real com cotação do dia.
3) Não esqueça de comunicar o seu banco e cartão de crédito que você irá viajar, para não correr o risco deles bloquearem o seu cartão achando que está clonado.
4) Se inteire sobre as moedas, por serem diferentes as vezes se você tiver que contar o pessoal pode ficar meio impaciente.
Compras!!!!
- Loja da Nespresso da Champs Elysees
- Se você for fazer compras ( Europa não é cara como dizem, ainda mais em crese...), algumas lojas que eu gosto são H&M, Stradivarius e Berska. Todas essas tem na Rue de Rivolo que é a Rua do Louvre.
- Uma boa opção para compra de presente é um negócio que vem 7 tipos de patês, tem no freeshop, mas de vocês quiserem ir na loja original fica na Rue Saint Anoine.
- Cremes (Vichy, La Roche, Avenue compesa muito, só os perfumes que não) Tem uma farmácia boa na Chaps Elysees, em frente ao MonoPrix que é muito boa.
- Vinhos: O melhor lugar é uma loja chamada Nicolas... Os vendedores falão inglês e sempre recomendam bons vinhos...
- Se quiser ir na Louis Vuitton é melhor ir na da galeria Laffayette, pois a da Champs Elysse é muito cheia e tem filas horrendas...
CONHECER (Museus, Galerias, Pontos Turísticos e Cotidiano Francês)
- Galeria Lafayete
- Champs Elysses
- Torre Eiffel (dá para comprar os tickets adiantado. Ai você só pega a fila para subir direto. Ah, existem duas opções subir até o topo ou até o segundo andar)
- Catedral de Notre Dame
- Museu do Louvre
- Museu D`Orsay
- Passeio de Bateau Mouch
- Roda Gigante ( no Trocadero e na Praça da Concórdia)
- Moulin Rouge - Place de Voges, bairro judeu onde fica o museu do Picasso e onde Victor Hugo morou ( o bairro é um charme)
- O Bairro de La Defense é novo, é o centro ficanceiro. Bem legal.
- Canal Saint Martin
- Rua Mouffetard, não tem muito turista e é cheia de lojas de comidas, super local... uma graça!!
- Tem também a Euro Disney : Claro que nem se compara com a de Orlando, mas é divertido ir. Dá para ir de metrô e depois tomar o RAR. Os tickets podem ser comprados diretamente pelo site da Disneyland Paris através do Paupal, nesse caso chegando lá, você precisa trocar o localizador por tichets. Mais uma vez: CHEGUE CEDO. Dá uns 35 minutod de metrô + RAR até lá e cuidado com essa história de tickets. O cobrador às vezes entra no vagão para ver seu ticket, então nunca jogue fora. Deixe para descarta-lo apenas no final do dia... quando não for mais precisar dele.
Catedral de Notre Dame |
Champs Elysees |
Louvre |
Moulin Rouge |
Canal de Sanit Martin |
Praça da Concórdia |
Disneyland Paris |
Se vocês tiverem tempo de dar uma esticadinha em Londres, ao invés de ir de avião vá de trem, os tickets podem ser comprados pelo site da Eurostar e trocanos nos guichÊs por bilhetes na hora da viagem. A viagem é rápida e bem legal, pois vocês podem vizualizar parte do interior Francês em poucas horas....
Muito obrigada Fabi pelas dicas....
Ahhh..... só para constar, todas as fotos doram retiradas d google pictures.